Ubud
Uso
RESIDENCIAL
Localização
GAROPABA / SC
Conclusão
2023
Área Construída
328,30 m²
Área do Terreno
450,84 m²
Status
CONCLUÍDO
Fotografia
AIRTON BORBA
Incorporadora
COSTA VERDE
As Casas Ubud são um conjunto de três casas, com 90m² de área aproximada cada unidade, localizadas em um bairro residencial de Garopaba, cidade do litoral catarinense. Pensadas inicialmente como uma sequência de pequenas casas distintas, agora elas se conectam e, por conseguinte, se somam e se engrandecem. Mas, diferentemente das características usuais a construções geminadas, elas também se distanciam e mantém individualidade.

Essa dualidade se evidencia ao visualizar os volumes do térreo separadamente ao volume superior. Enquanto os primeiros podem ser percebidos como volumes individualizados, o segundo, apoiado sobre esses três blocos e unindo todo o conjunto, se configura como um volume único, com subtrações que resultam na manutenção da privacidade entre as unidades.


Ao sobrepor os volumes, dadas as dimensões do terreno, seus confrontantes e a orientação da rua, a intenção primeira era maximizar a entrada de luz natural nos ambientes. Como consequência, uma área aberta relativamente ampla acabaria resultando dessa escolha, indo ao encontro dos novos estilos de vida que priorizam esses espaços abertos privativos, frente aos fechados.


Junto a esse espaço aberto, a área social da edificação se abre de um lado para um pátio maior, junto à rua e, de outro, para um pátio mais intimista. Essa permeabilidade gerada, acaba também por propiciar uma excelente ventilação nos dias mais quentes.
Nesse aspecto, o volume da escada de acesso ao segundo pavimento é posicionado de maneira a servir como bloqueio dos fortes ventos provenientes de Nordeste, permitindo manter as esquadrias abertas, mesmo em dias de chuva (muito frequentes na região), pois, além disso, o volume superior avança sobre o primeiro, servindo como marquise e proteção do ambiente de maior uso.

Subindo ao segundo pavimento, um rasgo na parede da escada convida a luz do sol a entrar, iluminando a circulação dos dois pisos e aquecendo nos dias frios de inverno. Chegando, neste piso que procura mais privacidade, se encontram os quartos, posicionados em direção ao sol da manhã e à paisagem do pátio e da pacata rua, vistos de cima.


No terreno, a distribuição dos ambientes se repete nas unidades que seguem a rua. Já na primeira casa ela se modifica, se diferenciando das demais, com o intuito de destacar a esquina através da singularidade local do volume superior, além de conformar a quadra através do conjunto do térreo, buscando uma conexão com seu entorno, demonstrando a intenção não de ser uma obra isolada, mas uma parte de um todo.
Implantado em uma zona em expansão de Garopaba, o projeto se situa em meio a uma confluência de estilos, como os provindos da região praiana, que fazem uso de madeira e telhados aparentes e como os dos novos bairros, com platibandas, com volumes e traços limpos e executados em um sistema convencional de alvenaria e concreto.
01. Casas Ubud;
02. Arquitetura local de colonização açoriana;
03. Imagem do terreno das Casas Ubud antes do projeto. Containers com objetos em seu interior trazidos de Bali.
Considerando essas informações e o contexto histórico da cidade, desde a colonização, de arquitetura açoriana, até os dias de hoje, com a cultura local do surfe trazendo referências internacionais, como as da ilha de Bali, o projeto das Casas Ubud, em sua concepção, procurou absorver todo esse amálgama, de maneira a gerar algo novo enquanto buscava demonstrar respeito por todo seu entorno e contexto.

